Doutor em Regência Orquestral pela UFBA e Licenciado em Filosofia pela UCSAL, Angelo Rafael é integrante do Coletivo 4, Diretor Artístico e Maestro Titular da Orquestra de Câmara de Salvador/BA, da Orquestra Sinfônica de Itabaiana/SE, do Coral Ecumênico da Bahia, do Coro AfroBahia, do Coro Sinfônico Neojiba e Coral da ALBA. Tem se apresentado frente à Orquestra Brasiliana e Orquestra Filarmônica de Brasília (ambas do DF), como também frente à Orquestra Sinfônica da UFBA, na qual desenvolve pesquisa e interpretação em música orquestral brasileira e música contemporânea. Sob a sua regência, já se apresentaram solistas nacionais e internacionais, a saber: o violonista Mário Ulloa; os violinistas Ênio Antunes e Samuel Dias; o pianista André Araújo dos Santos; a flautista Elisa Goritzki e os flautistas Jean-Louis Beaumadier e Tota Portela; o percussionista Jorge Sacramento; o Duo Robatto; os sopranos Denise Tavares, Larissa Lacerda, Marilda Costa e Marília Teixeira; o mezzosoprano Vanda Otero; os tenores Carlos Eduardo Santos e Moacyr Costa, dentre outros solistas. Na série de concertos sinfônicos que regeu com repertório da MPB, já atuaram sob sua regência: Alaíde Costa, Carlinhos Brown, Daúde, Ellen Oléria, Lazzo Matumbi, Luciana Mello, Mariene de Castro, Margareth Menezes, Mart’nália, Mônica Salmaso, Moraes Moreira, Paula Lima, dentre outros.
Nas artes cênicas, além do trabalho junto ao Coletivo 4, atuou como arranjador, preparador vocal e/ou consultor musical em peças dirigidas por: Elisio Lopes Jr., Fábio Espírito Santo, Fernanda Paquelet, Fernando Guerreiro, Igor Epifânio, Jarbas Oliver, João Falcão, Luiz Marfuz, Márcio Meirelles e Paulo Dourado.
Nos últimos anos, tem se dedicado intensamente ao fomento da área coral/orquestra e, em 2013, através do programa Partners of the Americas ministrou aulas de música brasileira (coral e orquestral) na Elizabethtown College e na Millersville University (ambas na Pennsylvania-EUA) e promoveu atividades artístico-pedagógicas em Salvador, para professores dessas mesmas universidades. desde 2014, tem sido o Diretor Musical e Maestro dos concertos “Pérolas Mistas”, promovidos por Carlinhos Brown e, a partir de 2017, assumiu a coordenação musical Polo de Orquestras do Pelourinho.